Dia 01 de Julho – Dia da Vacina BCG - O que é isso??

A vacina BCG serve para criar imunidade e agir contra as infecções. Ela é a principal responsável pela defesa do corpo contra a tuberculose. Seu nome real é Bacilo de Calmette e Guérin e imuniza tanto crianças quanto a adultos dessa temida doença. Até hoje, é um dos únicos medicamentos conhecidos que serve como preventivo não só das formas graves da tuberculose, como também da tuberculose miliar e da meningite tuberculosa.

Criada em 1921, produzida por meio de cepas da bactéria da tuberculose bovina, ela é aplicada com uma injeção intradérmica e por lei é obrigatória para todas as crianças menores de 1 ano de idade. Porém, por recomendação do Ministério da Saúde, elas devem ser revacinadas quando atingirem a idade escolar (6 ou 7 anos) por prevenção de uma infecção.

No dia 1 de julho é comemorado o dia da vacina BCG para lembrar a população da importância de estar com a carteirinha de vacinação, tanto dos adultos quanto das crianças para evitarmos o contágio desta doença que causa diversas complicações com a nossa saúde e bem estar.

Apesar do nome estranho, a vacina BCG-ID está no calendário de vacinação da rede pública de saúde da criança e a imuniza contra a tuberculose e também contra as suas formas graves.

É oferecida às crianças com no mínimo 2 quilos, logo após o nascimento e em dose única. Após aplicação da vacina através de injeção, normalmente no braço direito, é normal que apareça e uma pequena lesão avermelhada em 2 a 6 semanas e, a partir daí, regressão até desaparecer, deixando uma pequena cicatriz.

Mamãe, não use nenhum tipo de medicamento na casquinha nem a retire! Na ausência de cicatriz vacinal seis meses após a aplicação, a vacina deve ser repetida.

A tuberculose é uma doença transmissível de pessoa para pessoa pela saliva (tosse, espirro, fala) e afeta principalmente os pulmões.

A doença é especialmente grave em crianças pequenas, desnutridos e pacientes aidéticos. A melhor maneira de se prevenir a tuberculose é através da vacinação.

Fonte: http://blog.pesquisasaude.com/voce-sabe-a-importancia-da-vacina-bcg/